Mal de Montano

maio 15, 2008

Obra coletiva escrita pela Internet

Filed under: concursos,Mal do dia — maldemontano @ 1:17 am

será publicada na Bienal do Livro de SP

Beto Scliar/Folha Iamgem

Membro da Academia Brasileira de Letras, Moacyr Scliar escreveu o primeiro capítulo de “Livro de Todos”

Um livro criado coletivamente pelo público por meio da Internet será uma das ações promocionais da 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece em agosto. Chamada “Livro de Todos”, a iniciativa será aberta entre 16 de maio e 16 de junho.

O livro, cujo primeiro capítulo foi criado pelo escritor Moacyr Scliar, começa com a história do garoto Bruno, que tenta recuperar seu computador, misteriosamente roubado. O público poderá participar da criação da obra por meio do site www.livrodetodos.com.br, com textos que darão continuidade à história.

A partir do dia 16 de maio, quando o site do projeto estará disponível na Internet, uma equipe de editores vai receber e avaliar as sugestões dos leitores e publicar diariamente uma seqüência escolhida.

De acordo com a organização, o site estará disponível para receber as contribuições de até 8.000 caracteres todos os dias das 14h às 24h. Até às 14h do dia seguinte, a comissão de avaliação dos textos, comandada pelo jornalista Almir Gajardoni, deverá divulgar a continuação do livro.

“Quando recebi o convite, aceitei imediatamente e já mandei o texto para os editores no dia seguinte”, explicou Moacyr Scliar na tarde desta terça-feira (13), em evento de apresentação do projeto em São Paulo. “Acho que o computador pode contribuir para inovar nas expressões literárias, e essa iniciativa mobiliza o aspecto lúdico da literatura, incentiva a ligação entre o autor e o escritor. Estou muito curioso para saber como a história vai continuar”, observou o escritor que criou o primeiro capítulo de “Livro de Todos”.

Depois de encerrada a participação do público, em 16 de junho, o livro será publicado pela editora Imprensa Oficial – com uma tiragem inicial de 3.000 exemplares – durante a Bienal do Livro de São Paulo, em agosto. De acordo com Hubert Alquéres, diretor da Imprensa Oficial, “Livro de Todos” tem a proposta principal de atingir o público jovem.

“Esperamos com essa iniciativa atrair a adesão de mais pessoas para a Bienal e também incentivar um contato maior com a literatura”, explica Rosely Bochini, presidente da Câmara Brasileira do Livro, co-produtora da iniciativa ao lado da Imprensa Oficial e da agência de publicidade DM9.

A 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontece entre os dias 14 e 24 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi e tem expectativa de receber mais de 800 mil visitantes.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: