Mal de Montano

maio 8, 2008

Festival da Mantiqueira

Filed under: concursos,Mal do dia — maldemontano @ 2:10 pm
Tags: ,

acesse o site e participe!: http://www.cultura.sp.gov.br/StaticFiles/Mantiqueira/index.html

São Francisco Xavier, o charmoso distrito de São José dos Campos, vai respirar literatura durante três dias. Escritores consagrados estarão perto de seus leitores para conversar sobre um assunto que os une: o amor à literatura

A Secretaria de Estado da Cultura promoverá este encontro durante o Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura, que será realizado nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho. Nestes três dias, os autores falarão de suas obras, debaterão com o público, autografarão livros e muito mais.
Estudantes, professores e profissionais de bibliotecas com acesso público, escolhidos em concurso promovido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), participarão de oficinas exclusivas. Acesse o site da APAA e se inscreva!
Participarão do evento os escritores Milton Hatoum, Marçal Aquino, Marcelo Rubens Paiva, Nelson Motta, Zuenir Ventura, Mario Prata, Alice Ruiz eMarcelino Freire, entre outros. Também estarão presentes, a diretora de cinema Suzana Amaral, as cantoras Fernanda Takai, Alzira Espíndola e Kátia B.
A programação será realizada em duas tendas montadas na praça central de São Francisco Xavier. Em uma delas, será instalada a livraria, com livros dos autores presentes no evento, entre outros, espaço onde acontecerão as sessões de autógrafos. A segunda sediará os Diálogos com escritores e outros convidados. Também serão realizados debates temáticos: Diálogos Literatura e TV, Diálogos Literatura e Bossa Nova e Diálogos Literatura e Cinema.
Para complementar o Festival, serão realizados shows musicais e programações infantis, como teatro de bonecos e contação de histórias.

CONHEÇA ALGUNS CONVIDADOS

MILTON HATOUM

Nascido em Manaus em 1952, Milton Hatoum lecionou literatura na Universidade do Amazonas e na Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA). Estreou em 1989 comRelato de um Certo Oriente, seguido de Dois Irmãos, ambos ganhadores do prêmio Jabuti de melhor romance e publicados em oito países. Por Cinzas do Norte (2005), recebeu seu terceiro Jabuti e os prêmios Bravo!, APCA e Portugal Telecom de Literatura de 2006.

——————————————————————————–

MARCELO RUBENS PAIVA

Marcelo Rubens Paiva nasceu em 1959, em São Paulo. É escritor, dramaturgo e jornalista. Estudou na Escola de Comunicações e Artes da USP e fez mestrado na Unicamp. Um de seus romances mais conhecidos é Feliz Ano Velho, lançado em 1982 e ganhador do Prêmio Jabuti.

——————————————————————————–

NELSON MOTTA

Nelson Motta nasceu em São Paulo, em 1944, mas adotou o Rio quando tinha apenas 6 anos de idade. Jornalista, crítico musical, compositor, produtor de discos e descobridor de talentos da MPB, ele é também escritor de sucesso. Seu mais recente livro, Vale Tudo – O som e a Fúria de Tim Maia , da editora Objetiva, já vendeu mais de 110 mil cópias e está na lista das obras mais vendidas de não-ficção desde o lançamento, em novembro de 2007.

——————————————————————————–

ZUENIR VENTURA

O escritor e jornalista Zuenir Ventura nasceu em 1º. de junho de 1931. Entre seus livros mais conhecidos estão 1968 – O Ano que Não Terminou e A Cidade Partida . Nessa obra, que mostra o drama vivido pelo Rio de Janeiro na luta contra o tráfico de drogas, Zuenir Ventura surpreendeu o Brasil expondo uma realidade que, até então, os estudos acadêmicos só tangenciavam.

——————————————————————————–

MARIO PRATA

Mario Prata nasceu em Uberaba, em 1946. Vive em São Paulo, onde se consagrou como jornalista, roteirista, dramaturgo e escritor. É autor de novelas de sucesso, comoEstúpido Cupido e Sem lenço, Sem Documento, e de best-sellers como Schifaizfavoire, Mas será o Benedito?, Minhas Mulheres e meus Homens, Os anjos do Badaró (primeiro romance brasileiro escrito online, com a participação dos leitores) e Minhas tudo.

——————————————————————————–

MARÇAL AQUINO

Marçal Aquino nasceu em Amparo, no interior paulista, em 1958. Publicou, entre outros livros, O Amor e Outros Objetos Pontiagudos, Faroestes, O Invasor, Famílias Terrivelmente Felizes, Cabeça a Prêmio e Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios. Foi roteirista dos filmes Os Matadores, Ação Entre Amigos, O Invasor, Nina e Crime Delicado.

——————————————————————————–

SUZANA AMARAL

A diretora Suzana Amaral começou sua carreira de cineasta com mais de 30 anos de idade. Fez o primeiro curso de cinema da Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Nova York. Durante a década de 1970, realizou diversos curtas-metragens, mas se consagrou em 1985 com A Hora da Estrela , baseado no romance homônimo de Clarice Lispector.

——————————————————————————–

MARCELINO FREIRE

Marcelino Freire nasceu em Sertânia (PE), em 1967, e vive em São Paulo desde 1991. É autor, entre outros, dos livros Angu de Sangue e Contos Negreiros, este último vencedor do Prêmio Jabuti 2006. Em 2004, idealizou e organizou a antologia Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século. Prepara para julho deste ano o lançamento do seu volume de contos RASIF – Mar que Arrebenta. Mantém o blog http://www.eraodito.blogspot.com.

——————————————————————————–

IVANA ARRUDA LEITE

Ivana Arruda Leite é mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo, autora dos livros de contos: Falo de Mulher e Ao Homem que Não me Quis, este indicado ao prêmio Jabuti em 2006. Escreveu também a novela Eu te Darei o Céu – e Outras Promessas dos Anos 60 e o juvenil Confidencial – Anotações Secretas de uma Adolescente. Participou de inúmeras antologias, entre as quais: Geração 90: os Transgressores. Adaptou clássicos infantis e foi responsável pela coluna Mulher na Revista da Folha, do jornal Folha de S. Paulo, em 2004. Mantém o blog: http://www.doidivana.wordpress.com.

——————————————————————————–

ALICE BANDINI

Alice é arte-educadora com habilitação plena em Artes Cênicas pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e vários cursos voltados para a área de leitura e contação de histórias. Alice é contadora de histórias e integra a equipe do Setor de Programas e Projetos da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, onde é responsável por desenvolver projetos, promover, selecionar e contratar atividades para as 54 bibliotecas da rede, tarefa que desempenha há oito anos. Em 2007 apresentou o trabalho Biblioteca Pública Como Real Espaço de Leitura: Desafios e Conquistas no 16º. Congresso de Leitura do Brasil (COLE) na UNICAMP/SP.

——————————————————————————–

ALICE RUIZ

Nascida em Curitiba, no ano de 1946, Alice Ruiz é poeta, letrista, tradutora e publicitária. Entre seus livros publicados estão: Navalhanaliga (1980), Dez Haikais (tradução de poetas japonesas, de 1981), Nuvem Feliz (infantil, de 1985) e Desorientais (haikais, de 1996). Alice também é parceira de músicos como Itamar Assumpção, Arnaldo Antunes, Waltel Branco, Zeca Baleiro, Alzira Espíndola, Chico César e José Miguel Wisnik, entre outros.

——————————————————————————–

FERNANDA TAKAI

A cantora Fernanda Takai, vocalista da banda Pato Fu, nasceu na Serra do Navio (AP), mas se onsidera mineira de coração. Ela integra a banda há15 anos cantando, compondo e tocando. Lançou nove CDs e três DVDs. Fernanda também se dedica à literatura e acabou de lançar o livro Nunca Subestime uma Mulherzinha, reunião de contos e crônicas publicados pela autora nos jornais Correio Braziliense e O Estado de Minas. Em seu show, no Festival da Mantiqueira, Fernanda cantará canções do repertório de Nara Leão.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: