Mal de Montano

janeiro 25, 2007

Blônicas – da net para o papel…

Filed under: Entrevistas,Mal do dia — maldemontano @ 1:13 am

Uma crônica por dia, um escritor para cada dia da semana e doses eventuais de autores convidados formam a receita do “Blônicas” (http://blonicas.zip.net )  para que a geração
blogueira tome gosto pela literatura. Desde janeiro deste ano já foram publicadas três centenas de crônicas na Internet e, agora, 26 delas, mais 13 inéditas, vão para o papel.

Blônicas“, o livro, leva o time de autores profissionais de volta para as estantes -todos eles já tiveram trabalhos impressos: Xico Sá, que abre a semana no blog com odes à beleza feminina, foi o criador da coluna “Macho”, na Revista da Folha, e escreveu livros como “Modos de Macho & Modinhas de Fêmea” e “Divina Comédia da Fama“.

Nelson Botter Jr., dono das terças-feiras na versão online, é escritor e psicanalista. Às quartas quem escreve é a jornalista Rosana Hermann. Leo Jaime, o músico, que publica sua crônica às quintas, também é jornalista. Depois vem Henrique Szklo, autor de livros de humor e, no fim de semana, mais humor com Castelo, ex-Língua de Trapo. Fechando o elenco fixo, Milly Lacombe, blogueira dos domingos, é editora da revista “TPM”. E ainda tem os convidados, que blogam sem data marcada: Antonio Prata, Paulo Castro, Edson Aran, Lusa Silvestre, Evandro Daolio e Marcelino Freire, todos do ramo.

Quase todos também mantêm blogs pessoais desde antes do “Blônicas”, o que dá traquejo suficiente para transitar entre os textos online e os impressos. Carlos Castelo Branco diz que a maioria de suas crônicas se presta aos dois veículos – as exceções ficam por conta de temas ligados ao mundo virtual. Cita como exemplo “O Orkuticídio de Etevaldo”, em que o personagem desaparece de uma comunidade de relacionamentos. “Até cabe no papel, mas funciona idealmente num blog”, diz ele.

O mentor do projeto e agregador da turma, Nelson Botter Jr., valoriza os comentários dos leitores nos posts: “é aí que está a grande interatividade do blog. Todo escritor gosta de saber o que os outros acham de seus textos, de suas idéias propostas, e os  omentários são um termômetro disso”. Botter também defende o dinamismo da crônica como o fator que leva pessoas não habituadas à leitura a se interessarem pelo gênero e, a partir daí, procurarem outros estilos: “É um texto envolvente, em que o leitor muitas vezes se identifica no ato com o assunto, porque já viveu situação parecida ou conhece alguém que já o fez.” 

Em entrevista por e-mail, Botter fala sobre o “Blônicas” e sobre o processo de migração de blog para livro:

UOL: Blônicas virando livro, a migração já estava planejada desde o começo?
Botter: Desde que iniciamos o projeto do blog sabíamos que poderia resultar em muitas outras coisas, como livros, palestras, oficinas etc, mas esse não é o foco principal. Estamos no projeto para produzir literatura de uma maneira mais acessível ao público em geral.

UOL: Como foi a seleção dos cronistas?
Botter: Usamos um critério básico: todos seriam escritores profissionais, ou seja, já teriam publicado pelo menos um livro e, eventualmente, seriam colunistas de revistas, jornais e sites. Outro foco foi a diversidade de estilos, procurando cronistas que  pudessem interessar a todos os tipos de leitores. A idéia era fazer do “Blônicas” um espaço eclético de literatura.

UOL: O que os leitores vão encontrar de diferente no livro?
Botter: O livro é uma reunião das melhores crônicas de todos os autores do blog e mais textos inéditos, escritos para a publicação em livro.
UOL: Os textos foram modificados para a versão impressa?
Botter: Alguns dos textos tiveram leves alterações do que foi publicado originalmente, criando uma sensação de nova leitura mesmo para os que já acompanham diariamente o blog. Não sei dizer se há uma diferença da tela do computador para o papel, mas no livro temos a oportunidade de “caprichar” mais na estrutura dos textos e também na parte visual. A produção gráfica do livro está impecável e os textos inéditos nunca serão encontrados no blog.
________________________________

Serviço:
Autores: Xico Sá, Nelson Botter Jr., Rosana Hermann, Leo Jaime, Henrique
Szklo, Castelo, Milly Lacombe, Antonio Prata, Edson Aran, Evandro Daolio,
Lusa Silvestre, Marcelino Freire e Paulo Castro.
Editora: Jaboticaba

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: